Angkor Wat - A Maravilha do Mundo esquecida

No dia 07/07/07 foram anunciadas, em Lisboa, as novas sete maravilhas do Mundo, resultado de um "concurso" que nao contou com o apoio da UNESCO. Angkor Wat ficou de fora. Mas para quem ja visitou este complexo de ruinas, e por demais evidente que merecia um lugar nas "7 wonders", principalmente se a compararmos com uma das vencedoras (nao vou revelar qual, para nao ferir susceptibilidades...).

Concursos a parte, o complexo de Angkor, que se estende por cerca de 200 km2 no noroeste do Cambodja, e um dos sitios arqueologicos mais impressionantes do planeta. Na actualidade, de cidades inteiras, capitais de imperios construidas ao longo de seculos, restam apenas as ruinas dos templos construidos em pedra (ao contrario de casas, palacios e outras estruturas), dedicados aos deuses hindus e budistas. Apos o auge do imperio khmer (nao confundir com os chamados "khmers vermelhos" do sec. XX...) nos secs. XII e XIII, Angkor foi varias vezes saqueada e caiu no esquecimento ate ao sec. XX. As ruinas estao, em geral, bastante degradadas, mas tendo em conta os seculos que passaram e a historia recente violenta e sangrenta do Cambodja, ate e surpreendente o que chegou ate aos nossos dias. E sao estas ruinas que hoje constituem uma das mais importantes fontes de receita de um pais fragil e necessitado.

Dada a extensao e complexidade de Angkor, decidimos comprar o bilhete de tres dias e, assim, dormir 4 noites em Siem Reap, a cidade a poucos quilometros. No primeiro dia, escolhemos visitar as principais atraccoes, que tambem sao aquelas que se encontram mais perto da cidade. Assim, decidimos deixar o riquexo para os outros dias e ir de bicleta, de forma a podermos parar quando e onde quisessemos, e a podermos "absorver" melhor a paisagem circundante. Revelou-se uma excelente escolha.  O tempo esteve todo o dia bastante nublado (mau para as fotos!) mas nao choveu (bom para os ciclistas!). No segundo e terceiro dias, visitamos outros templos, alguns deles bastante interessantes, como os templos de Banteai Srey (com excepcional decoracao em pedra) e Bakong (o primeiro templo em forma de montanha, mais afastado da cidade, mas que vale a pena ser visitado), mas nenhum deles aproximando-se da grandeza e beleza daqueles que visitamos no primeiro dia.

Angkor Wat, o maior complexo religioso do mundo e principal atraccao de Angkor, foi a nossa primeira paragem. Nao nos impressionou muito inicialmente, talvez pelo imenso numero de turistas presente (e esta e a epoca baixa!), pela falta de sol ou entao por expectativas demasiado elevadas. No dia seguinte, haveriamos de voltar a Angkor Wat ao final da tarde, ja com sol, tendo o templo ja parecido outro. Mesmo assim, pessoalmente, pensei que era mais trabalhado (salvam-se os baixos-relevos que sobreviveram nas galerias)  e estivesse melhor conservado, especialmente as torres do santuario central, que sao a "face" deste templo.

O fosso tambem podia estar melhor cuidado, o que aumentaria em muito a qualidade das vistas do complexo a partir das margens exteriores. Dito isto, a escala e complexidade do complexo sao inigualaveis. E pena nao ter dinheiro para um passeio de balao...
Na minha opiniao, a verdadeira perola de Angkor situa-se alguns quilometros ao lado. Angkor Thom era, no final do sec. XII, a maior cidade o imperio Khmer e hoje podemos admirar as ruinas do templo principal da cidade, de seu nome Bayon. Apesar de conter alguns dos mais belos baixos-relevos de Angkor, a imagem de marca deste templo e, sem sombra de duvidas, o conjunto de 54 torres e 216 esculturas em pedra que encimam cada uma das torres. Quatro rostos com um sorriso enigmatico, contemplando os 4 pontos cardeais, e que se pensa representarem o bodisatva Avalokitesvara, personificado pelo rei-deus Jayavarman VII, que mandou construir a cidade. A originalidade da construcao e a serenidade transmitida pelas faces em pedra (principalmente quando as multidoes de turistas se vao embora...) garantem a este templo um lugar unico na historia da arquitectura. Esperemos que se mantenha assim durante muitos anos!

Visitamos tambem Phnom Bakheng, que se ergue num monte acima da planicie circundante, e de onde se obtem vistas fabulosas da floresta que parece poder voltar a cobrir todos os templos a qualquer instante. De evitar, no entanto, ao por-do-sol, uma vez que e o destino final de todos os pacotes turisticos de 1 dia... Um circo turistico!

Finalmente, de realcar o templo de Ta Prohm, famoso pelas arvores que abracam as ruinas com as suas raizes, criando um efeito espectacular e enigmatico, tanto que ja foi utilizado por Hollywood nos filmes de Lara Croft, protagonizados por Angelina Jolie. Sera que a beleza deste templo (para alem das inumeras e lindas criancas cambodjanas que circundam os templos vendendo lembrancas aos turistas) contribuiu para o coracao da actriz se abrir ao Cambodja e as causas humanitarias?... (Talvez o nosso Guterres lhe possa perguntar!)

Etiquetas: