Cameron Highlands

O que trouxe Jim Thompson a Cameron Highlands? O que me trouxe a Cameron Highlands? O que nos traz a Cameron Highlands sao as mesmas razoes: o clima fresco da montanha no seio da floresta equatorial, as encostas ocupadas pelas belas e extensas plantacoes de cha, os saborosos morangos que hoje sao a imagem de marca da regiao, e a simpatia de um povo. Passaram mais de 40 anos do desaparecimento de Jim Thompson, mas as Cameron Highlands continuam a atrair viajantes estrangeiros. 
Jim Thompson sera um desconhecido para a maioria dos habitantes do planeta, no entanto, este ingles foi responsavel pela fundacao da industria da seda tailandesa, depois da Segunda Guerra Mundial. Um pouco por todo o sudeste asiatico ele e uma referencia e foi gracas a forma como sempre tratou os locais que, tambem hoje, os ocidentais sao vistos com bons olhos. Apesar de Jim Thompson ter vivido grande parte da sua vida em Bangkok, foi em Cameron Highlands, onde possuia uma casa de ferias, que acabou por desaparecer sem deixar rasto. Muitas sao as teorias do seu desaparecimento. Para muitos um suicidio, para outros rapto ou assassinato. A verdade e que Jim Thompson desapareceu durante um trekking, corria o ano de 1967. A populacao de Cameron Highlands nao esqueceu este episodio e hoje, transformou-o num "percurso turistico". E possivel seguir os passos do industruial da seda, no que tera sido o seu ultimo percurso.

O clima humido e quente da Malasia, nas Cameron Highlands da lugar a um meso-clima com temperaturas amenas e noites mais frescas devido a influencia da altitude. Embora Tanah Rata, a localidade mais importante da regiao, esteja a apenas 1400m de altitude, os picos das montanhas circundantes atingem os dois mil metros. A principal razao que me trouxe aqui nao foi o clima (embora tenha que admitir que e fantastico para quem anda na Malasia ha uma semana) mas sim as extensas e luxuriantes plantacoes de cha. Visitamos jardins de rosas, quintas de morangos e de borboletas mas, em qualquer dos casos, nada supera as paisagens das plantacoes de cha, quer de Boh Sungai Pasar ou de Bharah.

Vertentes inclinadas estao intensamente agricultadas e desafiam as leis da fisica. As arvores de cha parecem escorregar vertente abaixo e ajudam a suster um solo fertil mas que em breve se tornara esteril. O Homem tem vindo a destruir a floresta equatorial da Malasia a um ritmo estonteante e as Cameron Highlands nao sao excepcao. As florestas estao a ser abatidas para darem lugar as plantacoes de cha e as estufas de flores, legumes e frutas. Para ja, a populacao parece satisfeita. Tem mais alimento, o numero de turistas aumentou, assim como as receitas provenientes do turismo. Ate quando durara a bonanza? Os solos esquatoriais tem uma aptidao agricola muito limitada. O cha parece resistir aqui ha mais de um seculo mas os legumes e frutas sao recentes. Os viajantes chegaram com Jim Thompson e continuam a aumentar.

As Cameron Highlands, embora fora dos percursos turisticos tradicionais da Malasia, parece reunir o consenso entre os viajantes e locais: e um local obrigatorio, quer seja pela paisagem, pelo sabor, pelos aromas ou simplesmente, para deixar de transpirar durante alguns dias.

Etiquetas: