Perhentian debaixo de agua

A agua entra-me pelo nariz. Sufoca-me. Fico com a agua salgada na garganta. Tenho de tirar a mascara debaixo de agua e voltar a coloca-la. Esta e a tarefa do curso de mergulho que me deixa mais desconfortavel e quase ao ponto de desistir.


As ilhas Perhentian tem fama de ter optimos locais de mergulho e ser o sitio ideal para se fazer um curso PADI. Essa foi uma das razoes que me trouxe aqui. Em quatro dias pretendia fazer um curso de Open Waters. Escolhemos a empresa Quive Dive Team, a unica recomendada pela Nacional Geographic. Tera sido uma boa opcao?

Iniciamos o curso com o Matt, um instrutor experiente, mas depois mudamos para o Eugene, um instrutor que aparentemente se estreou connosco. Logo ai senti-me desconfortavel. O novo instrutor nao sabia bem o que fazer, passava a vida a perguntar aos outros como fazer e para onde ir. Para alem disso, em 4 mergulhos open waters que fizemos, mergulhamos no mesmo local duas vezes. Lugares como Shark point, Turtle point e outros, que sao as imagens de marca do mergulho em Perhentian, nem os vimos. Isto deixou-me bastante desiludida com o curso. Esperava divertir-me mais e disfrutar do mundo submarino. Na realidade, o que tivemos foram aulas teoricas, indispensaveis claro, mergulhos em aguas confinadas onde treinamos tecnicas e, mergulhos em mar aberto. Estes eram um pesadelo. O instrutor nao conhecia os lugares e passavamos o tempo a treinar as mesmas tecnicas que faziamos nos mergulhos de aguas confinadas. Quando iniciavamos o mergulho propriamente dito viamos muito pouco porque ja nao tinhamos muito ar e tambem porque os lugares escolhidos nao eram os melhores. 
O curso nao e facil. Tive que superar alguns medos, nomeadamente nadar 200m em alto mar, trocar de mascara, ficar com o nariz aberto debaixo de agua, etc. Algumas tarefas foram bastante complicadas. 
Os dias comecavam cedo. As 8h da manha estavamos a tomar o pequeno-almoco e terminavamos as aulas as 20h. Foram dias cansativos e nas ultimas horas do dia ja nao tinha forca fisica nem psicologica. No final do curso e embora tenha tido aprovacao, sinto-me defraudada. Nao vi os melhores lugares de mergulho, nao vi os tubaroes, nao vi as tartarugas e nao disfrutei do mundo subaquatico. 
Sera isto um curso PADI? Sera so exercicios e tecnicas? Se e assim, para que tira-lo numa ilha paradisiaca na Malasia? Talvez as minhas expectativas fossem muito elevadas. Talvez. Mas, talvez tenhamos escolhido a agencia errada. Infelizmente, esta opcao condicionou a minha primeira experiencia neste mundo. O mundo subaquatico que tanto me fascinou no Mar Vermelho parece que se desfez no Mar da China. 

Etiquetas: